Os votos do casamento de Inaiã Dias, em São Paulo, bombaram na internet porque a noiva se recusou a prosseguir com a leitura. A mulher viralizou por não prometer ser "submissa" ao marido.
Leia Mais
Funcionário de supermercado morre depois de queda de elevadorMulher é mantida em cárcere privado e avisa vizinho com bilhete de loteriaRacismo: após batida, homem surta, quebra carro e agride a motoristaTécnico de som erra música durante missa e provoca risos dos fiéis; vejaArquiteto que trocou de noivo um dia antes do casamento reata com o exHomem que ajudou na caçada a Lázaro Barbosa é preso por estuproCondenado homem que matou namorada com tiro na cabeça e alegou roleta-russaIdosa de 84 anos e com deficiência física é morta pelo filho, que foi presoPastor passa mal e morre; pai descobre e morre tambémConsumo exagerado de álcool entre idosos já desafia a saúde públicaArrancando risos e aplausos dos convidados, os próprios noivos também se entregam à gargalhada da posição bem sincera de Inaiã.
Vale lembrar que a Princesa Diana, em 1981, também tirou uma expressão parecida durante o casamento com o Príncipe Charles - em inglês, os votos prometem "love, cherish and obey" (com tradução como "amar, cuidar e obedecer"), a princesa não repetiu o "obey". Nos casamentos reais seguintes, Kate Middleton e Meghan Markle também ignoraram o termo.
Explicação
Em entrevista ao portal g1, Inaiã explicou a razão da negativa: "Acho que a palavra submissa, do jeito que eu conheço e está no dicionário, não deveria mais ser usada nos dias de hoje, quando a mulher trabalha, é independente e busca no casamento uma parceria. Eu tinha visto várias cerimônias de casamento, mas nunca tinha ouvido nada semelhante. Então, quando eu ouvi no meu casamento, tomei um choque e não segurei a espontaneidade e falei."
A mulher ainda explicou que se surpreendeu com a repercussão do vídeo, mas que no dia da festa, não foi algo que atrapalhou a celebração.
"Depois da celebração, o cerimonialista explicou que ele quis dizer que a submissão era uma caminhada junto um com o outro. Eu entendi o ponto de vista dele, mas não concordei inteiramente. Acho que de fato precisa ter respeito, amor e parceria, mas os tempos são outros e certas palavras estão fora do tempo", concluiu Inaiã.