A tradição popular norte-americana de enfeitar casas com decorações macabras para o Halloween, comemorado em 31 de outubro, tem origem em tradições que surgiram na Idade Média. Muitos desses rituais inspirados na cultura celta não têm relação com a cultura brasileira. Mas, e se o Dia das Bruxas tivesse sido inventado no Brasil? O país tem, naturalmente, uma infinidade de superstições. E, por isso, se essa tradição fosse nossa, com certeza os métodos para espantar espíritos seriam outros.
Em sua origem, o 31 de Outubro marcava o fim da colheita e o início do inverno no hemisfério norte. E, de acordo com a crença celta, povos que ocuparam parte da Europa entre 1200 a.C e 500 d.C, nesse período do ano os mortos vivos retornavam. E, para espantar espíritos malignos que rondavam vilas e cidades, as casas eram decoradas com objetos macabros.
Armadilha infalível
Dizem que passar embaixo de uma escada dá azar. Portanto, deixar uma aberta em frente à porta de casa é muito mais efetivo do que uma abóbora! É garantido que nada passará.
Combinação perigosa
Outra armadilha infalível que os brasileiros aprendem desde criança: manga com leite. Então, o Halloween brasileiro certamente teria trocado doces por esse combo irresistível e supostamente mortal.
Melhor evitar, né?
E da infância viria outro aprendizado contra espíritos malignos. Viu algo sobrenatural se aproximando? Pegue rapidamente um par de chinelos e vire-os para baixo. Assusta qualquer um, na hora.
Aquele santo remédio
E caso nada disso funcione, ainda há uma saída. Seguindo os conselhos de nossos avós, tomar chá de boldo é a solução para tudo. Então, mau-olhado deve estar nessa lista.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves