A tradição popular norte-americana de enfeitar casas com decorações macabras para o Halloween, comemorado em 31 de outubro, tem origem em tradições que surgiram na Idade Média . Muitos desses rituais inspirados na cultura celta não têm relação com a cultura brasileira. Mas, e se o Dia das Bruxas tivesse sido inventado no Brasil? O país tem, naturalmente, uma infinidade de superstições. E, por isso, se essa tradição fosse nossa, com certeza os métodos para espantar espíritos seriam outros.
Armadilha infalível
Dizem que passar embaixo de uma escada dá azar. Portanto, deixar uma aberta em frente à porta de casa é muito mais efetivo do que uma abóbora! É garantido que nada passará.
Combinação perigosa
Outra armadilha infalível que os brasileiros aprendem desde criança: manga com leite. Então, o Halloween brasileiro certamente teria trocado doces por esse combo irresistível e supostamente mortal.
Melhor evitar, né?
E da infância viria outro aprendizado contra espíritos malignos. Viu algo sobrenatural se aproximando? Pegue rapidamente um par de chinelos e vire-os para baixo. Assusta qualquer um, na hora.
Aquele santo remédio
E caso nada disso funcione, ainda há uma saída. Seguindo os conselhos de nossos avós, tomar chá de boldo é a solução para tudo. Então, mau-olhado deve estar nessa lista.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves