O Brasil registrou 612 novas mortes pela covid-19 nesta sexta-feira, 12. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 260, acima do número registrado no dia anterior (230). A alta foi puxada por São Paulo, que registrou 414 mortes no dia. É o 12º dia seguido com números abaixo de 300 na média móvel.
Nesta sexta-feira, o número de novas infecções notificadas foi de 14.424. No total, o Brasil tem 610.935 mortos e 21.940.950 casos da doença, a segunda nação com mais registros de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, g1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 21.138.584 pessoas estão recuperadas.
Leia Mais
Bauru decreta estado de emergência por escassez de águaBrasil chega a 58,21% da população com vacinação completa contra a covid-19MP-BA investiga denúncia de racismo entre alunos de escola particular de SalvadorcoronavirusbrasilO Ministério da Saúde, por sua vez, informou que o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) não ficou fora do ar, mas "apresentou pontuais instabilidades que vem sendo solucionadas diariamente. Sistemas de informação desse tipo necessitam de alterações e/ou correções rotineiras, conforme as necessidades de respostas da vigilância", disse.
Outros três Estados tiveram números mais expressivos no dia: Minas Gerais (36), Santa Catarina (30) e Rio Grande do Sul (26). No lado oposto, o Acre, Amazonas, Roraima e Sergipe não registraram nenhuma morte no dia enquanto Amapá, Paraíba, Rondônia e Tocantins tiveram apenas um óbito.
O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.
Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 14.598 novos casos e mais 267 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 21.939.196 pessoas infectadas e 610.491 óbitos. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?