Um eclipse lunar poderá ser visto em grande parte da América do Sul, durante a madrugada desta sexta-feira (19/11). De acordo com a agência especial americana, Nasa, o fenômeno vai durar três horas. A expectativa é de que o eclipse atinja seu pico por volta das 6h, horário de Brasília.
Leia Mais
Ilhabela faz estudos para retirar areia do mar e alargar seis praiasRússia anuncia novo teste bem-sucedido do míssil hipersônico ZirconMeio ambiente: foto do aumento do nível do mar com aquecimento global vence prêmio Fotógrafo Ambiental do AnoEclipse solar: Nem todo o país teve a oportunidade de presenciar o fenômenoCâmeras registram passagem de meteoro em três estados brasileirosDIFERENÇA ENTRE ECLIPSE LUNAR TOTAL E PARCIAL
A agência explica que, um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a Lua passa para a sombra da Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira entra na parte mais escura da Terra, evento chamado de umbra. Neste eclipse, 99,1% do disco da Lua estará presente na umbra da Terra.
O ECLIPSE EM MINAS GERAIS
Para observar o eclipse lunar não é preciso nenhum equipamento especial, entretanto, a visualização vai depender das condições meteorológicas.
De acordo com Heriberto dos Anjos, meteorologista do Geoclima, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas a qualquer momento em boa parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte. Além disso, ele informa que a partir de hoje à noite já podemos observar um aumento das nuvens no estado.
Anjos afirma, entretanto, que as chances de chuva são baixas, mas, caso elas ocorram, irão se estender até sexta.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz