A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez a identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron em território nacional. Trata-se de um homem que chegou ao Brasil em 23 de novembro, vindo da África do Sul, e se preparava para a viagem de volta no dia 25 acompanhado pela esposa.
Leia Mais
Paes espera mais informações para decidir se cancela réveillon e carnavalDF investiga caso suspeito da Ômicron em homem que veio da África do SulModerna diz que atuais vacinas podem ser menos eficazes contra ÔmicronAo desembarcar aqui, ele apresentou teste de RT-PCR negativo para COVID-19, mas, nos preparativos da segunda viagem, tanto o marido quanto a mulher testaram positivo para o novo coronavírus.
Segundo a nota da Anvisa, o laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético e alertou a agência nesta segunda-feira (29/11) sobre as suspeitas. Nesta terça, a equipe publicou o laudo da análise prévia que identifica a variante Ômicron do Sars-Cov-2.
A confirmação do sequenciamento genético será feito pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), mas o texto da agência não informa a data provável do resultado. Em todo caso, os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de todo o país foram avisados para que monitorem outros casos prováveis.
Mais contagiosa
A variante Ômicron tem causado preocupação na Europa, onde circula em transmissão comunitária, e deixado em alerta cientistas de todo o mundo. Isso porque suspeita-se que ela possa escapar à imunidade adquirida em infecções anteriores da COVID-19 e até à proteção dada pelas diferentes vacinas.
No Distrito Federal, o governo decidiu cancelar a festa pública de réveillon e medidas similares vêm sendo tomadas em diferentes capitais pelo país. Autoridades esperam manter a tendência de queda nos casos internações por COVID, mesmo com a possível chegada da variante ao Brasil.