Um ciclone extratropical ajudou a provocar tempestades no sul da Bahia esta semana e tem provocado transtornos em várias cidades. Pelo menos 30 municípios decretaram situação de emergência até esta sexta-feira (10/12).
No município de Macarani, pontes foram destruídas pela chuva e Jucuruçu ficou submersa após os rios transbordarem. Na cidade, pelo menos 500 famílias estão desabrigadas. Em Itamaraju, três pessoas da mesma família morreram soterradas depois de um deslizamento.
O governo da Bahia montou uma força-tarefa para levar ajuda às cidades atingidas pelo temporal. Estão sendo usados pelo menos três aeronaves para atendimentos de urgência.
Leia Mais
Chuvas devem voltar a BH no domingo (12/12)Cidades mineiras sob situação de riscoChuvas provocam destruição no Vale do Jequitinhonha Ciclone extratropical: o que é o fenômeno que causa chuvas e ventania BA: chuva provoca alagamento e estrada entre Trancoso e Caraíva é bloqueadaO governo da Bahia montou uma força-tarefa para levar ajuda às cidades atingidas pelo temporal. Estão sendo usados pelo menos três aeronaves para atendimentos de urgência.
O governador do estado, Rui Costa (PT), disse nesta sexta-feira (10/12) que a situação mais crítica são nas cidades de Jucuruçu e Itamaraju, que estão parte debaixo d'água. De acordo com o governador, muitas pessoas estão resistindo a deixar suas casas. Rui Costa também disse que espera receber ajuda do governo federal, mas até o momento não recebeu nenhum contado por parte do governo.
Nesta sexta-feira (10/12), o digital influencer Felipe Neto anunciou a doação de R$ 100 mil para ajudar as famílias atingidas. O youtuber Whindersson Nunes também disse que já está orçando helicópteros para mandar doações para a região.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os estragos
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os estragos