As fortes chuvas que atingem a Bahia e Minas Gerais levaram o Governo Federal, em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (10/12), a declarar situação de emergência em 17 cidades baianas e 32 mineiras. Por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, ao governo pede para que órgãos municipais e estaduais se juntem no atendimento a vítimas.
O governador da Bahia, Rui Costa, disse à Agência Brasil que Jucuruçu e o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, estão "praticamente debaixo d'água". O governador pediu para que as pessoas que estão em áreas de risco deixem a casa e ressaltou que, se preciso, fará a remoção compulsória.
Em algumas regiões baianas, o abastecimento de água potável entrou "em colapso" e as águas dos rios podem subir ainda mais.
Forte chuva coloca 50 cidades baianas e mineiras em estado de emergênciahttps://t.co/l0XrghhwQG pic.twitter.com/tHWtWlarZi
— Estado de Minas (@em_com) December 11, 2021
Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema, visitou áreas afetadas pelas chuvas que levaram a destruição e o caos a mais de 30 municípios. De acordo com boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), até sexta-feira, havia 943 desabrigados e 7.214 pessoas desalojadas no estado. Nesta semana, foram registradas duas mortes provocadas pelas fortes chuvas.
*Com Estado de Minas