O vídeo circulou nas redes sociais na noite dessa segunda-feira (20/12) e o caso ocorreu em 8 de dezembro, durante a Semana da Olimpíada e da Semana Temática. Por causa dos eventos, os professores e alunos puderam escolher os trajes que usariam para participarem do Desfile de Fantasias.
O professor e deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) publicou em sua rede social a imagem do professor e logo depois a atlética da escola liberou uma nota de esclarecimento.
Inaceitável!
%u2014 Prof. Carlos Giannazi %uD83D%uDCDA%uD83C%uDFB8 (@carlosgiannazi) December 20, 2021
Estou acionando a Seduc e a Diretoria de Ensino de Santo André contra essa cena racista e deplorável de um professor fantasiado com a roupa da Ku Klux Klan, dentro da EE Amaral Vagner. Racistas, não
Passarão! pic.twitter.com/lAT4dKoltT
No texto divulgado pela escola, ao entrar na quadra, o professor de história foi vaiado e retirado do local pelos estudantes e membros do grêmio e da atlética que estavam presentes. O docente reconheceu a atitude inadequada e pediu desculpas.
A secretaria informou ainda que ele não retornará para as funções até que a apuração preliminar termine. A Diretoria de Ensino de Santo André criou uma comissão inter-racial para averiguar o caso.
Em nota, a secretaria ainda diz que não admite qualquer forma de discriminação e injúria racial e trabalha na formação de toda a rede com a Trilha Antirracista, além de atuar na promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira