O servidor público passou a receber mensagens com pedidos de ajuda financeira com o número de telefone de um amigo, morador de São Paulo, no fim de 2021. Ciente das mensagens falsas, resolveu estender as conversas com o golpista para aplicar nele o próprio veneno. Um dos pedidos de auxílio financeiro chegou a ser feito no valor de R$ 1.980.
Ele alegou fazer a transferência, porém ressaltou estar com a conta vazia no momento e que precisaria de dinheiro para pagar a taxa de transferência. Inclusive disse ter emprestado um dinheiro ao tal amigo de São Paulo. Foi aí que o golpista resolveu depositar a quantia de R$ 228 na conta do servidor.
Apesar de "faturar" às custas do golpista, o servidor público destacou que familiares não tiveram a mesma sorte nesse golpe. O padrasto dele acabou caindo em um golpe parecido no fim de 2021.
O WhatsApp sugere algumas medidas de segurança para evitar golpes. Confira abaixo:
* Não compartilhe código de confirmação do WhatsApp recebido por SMS.
* Desconfie de pessoas pedindo dinheiro via mensagem.
* Não abra links desconhecidos recebido via SMS.
* Cuidado ao abrir links recebidos. Nem toda oferta, promoção é real. Ao clicar num programa malicioso, espião, por exemplo, pode roubar dados do proprietário do smartphone.
Com informações do Portal UOL