O governo da Paraíba confirmou, nesta segunda-feira (17/1), a suspeita de erros vacinais ocorridos no município de Lucena, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. Equipes técnicas de vigilância e imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estiveram na cidade pela manhã e comprovaram que 49 crianças menores de 12 anos receberam uma dose da vacina contra COVID-19 destinada a adolescentes e adultos.
Leia Mais
Polícia ouve acusada de aplicar vacina vencida e de adulto em criançasMinistro da Saúde pede que se reforcem cuidados na vacinação de crianças'Cada vez mais leve', diz presidente da Pfizer no Brasil sobre pandemia Justiça condena veterinária por fraudar sistema e tomar 3 doses de vacina Após aplicar vacina vencida em crianças, cidade vai descartar 1.400 dosesCOVID-19: Fiocruz investiga hesitação de pais em vacinar crianças
O levantamento também constatou que cerca de 200 indivíduos (entre adolescentes e adultos) no Estado receberam imunizantes fora do prazo de validade. A partir de agora, serão contabilizadas e catalogadas todas as doses da vacina Pfizer/Comirnaty enviadas ao município, para que sejam identificadas todas as pessoas que receberam as doses vencidas.
A vacinação contra COVID-19 está temporariamente suspensa no município. O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que "o trabalho de campo da equipe técnica do Governo do Estado continuará durante toda a semana em Lucena e, na quinta-feira (20), será realizada uma capacitação com todas as equipes de imunização do município".