O governo federal começa nesta terça-feira (18/1) a pagar o Auxílio Gás para 5,47 milhões de famílias que estão contempladas no programa. O benefício corresponde a 50% do valor da média de preço do botijão de gás e será depositado de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) das pessoas cadastradas, a cada dois meses. Confira quando e como receber o benefício.
Neste mês, os depósitos estão programados para acontecerem até o dia 31. Para as famílias da Bahia e Minas Gerais, dos municípios que foram afetados pelas chuvas no fim do ano passado, 108 mil beneficiários receberam o Auxílio Gás ainda em dezembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, essa foi uma forma de reduzir os impactos sobre as famílias atingidas pelas enchentes.
O pagamento começa hoje às famílias em que o número de cadastro do NIS encerra em 1. O último repasse do mês será destinado para quem tem NIS terminado em 0 (confira o calendário completo na imagem abaixo).
Como receber o auxílio gás?
O benefício é repassado da mesma forma que o Auxílio Brasil e pode ser sacado pelo mesmo cartão. Além disso, os beneficiários podem consultar o benefício pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem ou pelo telefone 111. Pelo aplicativo Caixa Tem também é possível realizar compras e pagar contas com o cartão de débito virtual ou QR Code.
Quem pode receber o auxílio gás?
- Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606,00);
- Integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), benefício que concede um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais.
Às famílias que não têm o Cadastro Único é preciso comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município para o registro.
Qual valor do auxílio gás?
Para a definição do valor do benefício, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicará no site, até o 10º dia útil de cada mês mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.
Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento do governo no auxílio neste mês será de quase R$ 285 milhões.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Ricci