Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho para temporais, com ventos e granizo, nas próximas horas, podendo durar até quatro dias.
Leia Mais
MG: mais de 170 cidades estão sob alerta de tempestades até sábado; veja BH tem previsão de chuva e ventania até sábado (29/1), alerta Defesa CivilCriança é atacada por tubarão em praia de Fernando de Noronha nesta sexta Após ficar desaparecida por 45 dias, cachorrinha Pandora reencontra o donoChuvas deixam 19 mortos e mais de 500 desalojados no estado de São PauloQuase toda Minas está em alerta para tempestades hoje AO VIVO: acompanhe o sorteio do concurso 5766 da Quina de R$ 5,5 milhõesAs regiões com maior potencial de serem afetadas em Minas são Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Oeste. Já em território paulista estão as Regiões Metropolitana e Macro Metropolitana da cidade de São Paulo, Campinas, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. Além disso, também devem ficar em alerta os moradores do Sul e Centro Fluminense e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias.
A Defesa Civil Nacional reforça a tomada de alguns cuidados que podem ajudar a reduzir danos materiais e preservar vidas em caso de ocorrências graves relacionadas às chuvas intensas. Veja quais:
- Desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Caso haja uma situação de grande perigo confirmada na sua região, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.
- Para mais informações, procure a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera schmitz