Depois que o youtuber Monark defendeu a criação de um partido nazista no Brasil no podcast Flow, os patrocinadores do programa encerraram os contratos com o canal do Youtube. Após repercussão negativa, Monark foi demitido do Flow Estúdios, nesta terça-feira (8/2).
Leia Mais
Embaixada da Alemanha sobre Monark: 'Nazismo não é liberdade de expressão'Após defender partido nazista, Monark está fora do FlowMonark, do Flow, cometeu crime ao defender criação de partido nazista'Estava bêbado', diz Monark depois de defender partido nazistaApós defender partido nazista, Monark reclama: 'Linchamento desumano'Senado homenageia vítimas do Holocausto e critica youtuber MonarkAdrilles e Monark: medíocres alçados à fama defecam ao vivo e se dão malAdrilles é demitido da Jovem Pan após gesto semelhante a saudação nazistaCaso Monark: por que Alemanha e outros países proíbem o nazismo?PGR investigará Monark e Kim Kataguiri por comentários sobre nazismoCasal faz sexo em avenida pública em plena luz do dia e é detidoHomem é ameaçado de não poder ver a filha após vaciná-la escondido da mãePGR apura apologia ao nazismo por parte de Monark e KataguiriA bebê sequestrada por nazistas em experimento para criar 'raça superior'A primeira empresa a se posicionar contra as falas nazistas foi a Flash Benefícios. Em nota, publicada nas redes sociais, a empresa diz que nasceu de um movimento em busca da liberdade. “Acreditamos em uma sociedade igualitária sem qualquer discriminação”, diz a nota.
“Diante de um absurdo desses é preciso reagir e por isso solicitamos o encerramento da nossa relação com os Estúdios Flow.”
Quem também deixou o programa foi o Ifood. “O iFood não mantém mais relação comercial com o Flow Podcast. Nossa decisão de encerrar o patrocínio do podcast foi tomada, de forma definitiva, em novembro de 2021. A marca do iFood já foi retirada dos materiais que constam no site do Flow Podcast”, pontua.
A rede de vestuário Insider Store, que tem como sócio um judeu, também retirou o patrocínio do canal de Monark.
“A Insider, que até ontem fazia parte do grupo de patrocinadores do Flow Podcast vem a público declarar seu total desligamento do referido programa. Esperamos que o apresentador faça uma retratação formal e que seja destituído de suas funções por violar direitos fundamentais. Que medidas cabíveis sejam tomadas e que sirvam de exemplo para que posicionamentos como este nunca mais aconteçam”, comunicou a empresa em nota divulgada à imprensa e nas suas redes sociais.
Entenda
O episódio, no qual Monark defendeu o nazismo, foi ao ar nessa segunda-feira (7/2) e contava com a presença dos deputados federais Kim Kataguiri (Podemos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP).
A fala em defesa do partido nazista aconteceu quando o debate se aprofundava sobre os papéis da direita e esquerda no Brasil.
“A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei", disse o podcaster.
“A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei", disse o podcaster.
Tabata rebateu na hora e relembrou que a "liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro".
"O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco", afirmou a parlamentar.
O Flow é atualmente um dos podcasts com maior audiência no Brasil e conta com mais de 3 milhões de inscritos no YouTube. Além de Monark, o youtuber Igor Coelho, conhecido como Igor 3K, apresenta o bate-papo.