Um homem não identificado precisou ser levado pela Polícia Militar após se recusar a sair de um ônibus em Jundiaí, interior de São Paulo. No domingo (13/2), o passageiro entrou no coletivo sem usar a máscara facial de proteção contra a covid-19 e foi avisado pelo motorista que precisaria colocar o equipamento ou descer do veículo.
Leia Mais
''Vai ficar lá fora'': mulher se recusa a usar máscara e é expulsa de metrôAos berros, mulher dá bolsadas e se recusa a usar máscara em supermercadoMáscaras impedem proliferação da COVID-19 e não atrapalham respiraçãoChuvas provocam mortes e deixam desaparecidos em Petrópolis; veja vídeosCoronaVac mantém proteção após seis meses da segunda dose, mostra estudoSegurança sanitária
O uso obrigatório de máscara em locais públicos é uma das medidas sanitárias não farmacológicas mais eficazes contra a covid-19. Segundo uma pesquisa Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, pessoas que usaram o equipamento de proteção em locais fechados tiveram uma probabilidade 83% menor de se infectar.
Isso para o modelo mais eficaz, as PFF2 no padrão brasileiro ou N95 no padrão estadunidense. Quem usou uma máscara cirúrgica em locais fechados reduziu em 66% as chances de contrair covid-19 e 56% para as pessoas que recorreram ao protetor facial de pano. O estudo foi realizado entre fevereiro e dezembro de 2021 na Califórnia.
No Brasil, o uso de máscara ainda é obrigatório em todos os estados, mesmo que as exigências possam variar de acordo com o andamento da pandemia e os planos para diminuição das restrições sanitárias. Infringir medida sanitária é crime passível de advertência administrativa, multa ou ambos.