Em uma tragédia que sensibilizou todo o país, não são apenas os moradores atingidos e os parentes das vítimas das chuvas em Petrópolis que recebem atenção das autoridades. Animais desamparados no desastre natural estão sendo recolhidos e levados para abrigos temporários até encontrar seus tutores.
Leia Mais
'Nasci de novo', diz sobrevivente de ônibus levado pela água em PetrópolisAutoridades confirmam 106 mortes pelas chuvas em PetrópolisBolsonaro ordena assistência e recursos para Petrópolis, diz QueirogaTragédia em Petrópolis: número de mortos chega a 123'Tenho fé que vou ficar na minha casa', diz moradora que escapou por pouco de deslizamento em PetrópolisTragédias se repetem em escala cada vez maior na histórica PetrópolisMédico é investigado por filmar funcionário acorrentado: 'senzala'Zema lamenta chuvas em Petrópolis e disponibiliza Defesa Civil de Minas'Repetição de tragédia': moradora de Petrópolis que perdeu mãe em deslizamento em 1995 perde casa no Morro da OficinaDuas equipes da ONG Grupo de Resgate de Animais em Desastre (G.R.A.D.) chegaram nessa quarta-feira (16/2) na cidade serrana do Rio de Janeiro para acolher os bichinhos. Até o momento, 20 deles - entre cachorros, gatos, coelhos e passarinhos - foram recolhidos e atendidos pelos protetores.
Um dos voluntários no trabalho da ONG é o veterinário Enderson Barreto, mineiro de Conselheiro Lafaiete. Ele diz que o panorama no momento é de muito sofrimento para os bichinhos.
“A principal questão é que os animais ficaram para trás, uma vez que as famílias foram evacuadas do local. Então, estamos voltando às áreas de risco e recolhendo os animais para levarmos a alguns lares temporários até que as pessoas consigam se restabelecer para pegá-los de volta”, diz.
Coincidentemente, nosso trabalho começou em 2011 aqui na região serrana, em Nova Friburgo. E estamos aqui novamente para ajudar, porque temos muitas demandas, muitos animais em situação bem caótica”, completa.
Ele conta que vários moradores se recusaram a deixar as áreas de risco sem os animais. Nesses casos, as equipes de resgate ajudam no atendimento e transporte até um local seguro.
“Há famílias que se negam a sair de casa sem o atendimento do animal. Então, vamos ao local, fazemos o atendimento e garantimos que eles estejam em locais adequados para que as pessoas consigam sair de casa também”, afirma.
Como doar
Quem deseja contribuir com recursos para o G.R.A.D. poderá enviar um PIX com qualquer valor para 04.085.146/0001-38. O dinheiro será usado para a compra de ração e demais alimentos para os animais. A prefeitura de Petrópolis alegou não ter um local público para deixar os bichos abandonados.