Jornal Estado de Minas

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Veterinário mineiro resgata animais vítimas das chuvas em Petrópolis

 
Em uma tragédia que sensibilizou todo o país, não são apenas os moradores atingidos e os parentes das vítimas das chuvas em Petrópolis que recebem atenção das autoridades. Animais desamparados no desastre natural estão sendo recolhidos e levados para abrigos temporários até encontrar seus tutores.




 
 
Duas equipes da ONG Grupo de Resgate de Animais em Desastre (G.R.A.D.) chegaram nessa quarta-feira (16/2) na cidade serrana do Rio de Janeiro para acolher os bichinhos. Até o momento, 20 deles - entre cachorros, gatos, coelhos e passarinhos - foram recolhidos e atendidos pelos protetores. 
 
VEJA MAIS: Autoridades confirmam 106 mortes em tragédia em Petrópolis 
 
Um dos voluntários no trabalho da ONG é o veterinário Enderson Barreto, mineiro de Conselheiro Lafaiete. Ele diz que o panorama no momento é de muito sofrimento para os bichinhos.

“A principal questão é que os animais ficaram para trás, uma vez que as famílias foram evacuadas do local. Então, estamos voltando às áreas de risco e recolhendo os animais para levarmos a alguns lares temporários até que as pessoas consigam se restabelecer para pegá-los de volta”, diz.




 
Coincidentemente, nosso trabalho começou em 2011 aqui na região serrana, em Nova Friburgo. E estamos aqui novamente para ajudar, porque temos muitas demandas, muitos animais em situação bem caótica”, completa.

Ele conta que vários moradores se recusaram a deixar as áreas de risco sem os animais. Nesses casos, as equipes de resgate ajudam no atendimento e transporte até um local seguro. 

“Há famílias que se negam a sair de casa sem o atendimento do animal. Então, vamos ao local, fazemos o atendimento e garantimos que eles estejam em locais adequados para que as pessoas consigam sair de casa também”, afirma.
 

Como doar 


Quem deseja contribuir com recursos para o G.R.A.D. poderá enviar um PIX com qualquer valor para 04.085.146/0001-38. O dinheiro será usado para a compra de ração e demais alimentos para os animais. A prefeitura de Petrópolis alegou não ter um local público para deixar os bichos abandonados.