O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi enviado ao Leste Europeu para resgatar brasileiros que estavam fugindo da guerra na Ucrânia pousou no Recife, capital pernambucana, às 6h42 desta quinta-feira (10/3). O avião seguirá para Brasília ainda hoje.
Leia Mais
Diplomacia entre Rússia e Ucrânia está ofuscada por ataque a hospitalUcrânia 'não se renderá', diz chanceler ucranianoLíderes da UE se reúnem em cúpula dominada por situação na UcrâniaAlém disso, embarcaram na Polônia 14 crianças, mas a Força Aérea não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades. Também vieram a bordo oito cães e dois gatos.
A previsão é de que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.
O presidente Jair Bolsonaro inclusive disse, em conversa por telefone celular com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que estaria na Base Aérea para recepcioná-los.
Além de resgatar brasileiros, a missão incluiu o transporte de ajuda humanitária para a Ucrânia.
Água, painéis solares para abastecer equipamentos de energia de forma autônoma, alimentos desidratados e medicamentos foram enviados ao Leste Europeu.