A comercialização, distribuição, importação e uso do Kinder Ovo e demais produtos da marca Kinder fabricados na Europa está proibida no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução nesta quinta-feira (14/4) para impedir a circulação dos alimentos que são alvo de alerta internacional pelo risco de surto de salmonela. Em nota, a empresa informou que "a proibição atinge apenas produtos da Bélgica e que não são comercializados no Brasil pela Ferrero".
notificação do Ministério da Justiça à fábrica brasileira da Kinder e a detecção de cerca de 150 casos de salmonela em 9 países europeus. A salmonela é um tipo de bactéria normalmente transmitida através da alimentação e que pode causar sintomas como diarreia, dores abdominais e febre.
A restrição acontece após A Anvisa considera a proibição uma medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas ou importadoras. A agência ressalta que o Brasil não está entre os destinos dos produtos da marca italiana sob suspeita.
A Kinder foi notificada a prestar informações sobre os produtos e sobre o controle de importações.
Em nota, a Kinder esclarece que "a proibição da Anvisa não afeta os produtos vendidos no Brasil e que os chocolates e ovos de páscoa comercializados no país são seguros para consumo".
A empresa reitera que a medida tomada pela Anvisa se refere exclusivamente aos produtos fabricados na Bélgica e que não são distribuídos pela Ferrero do Brasil.