(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Brasil registra 28 infrações a cada hora por uso de celular no trânsito

Associação Brasileira de Medicina do Tráfego apontou que 250 mil motoristas foram flagrados com o aparelho em 2021. Minas é o 2º estado com mais ocorrências


12/05/2022 15:01 - atualizado 12/05/2022 17:15

Na foto, celular sendo usado no transito, por motorista, na avenida Nossa Senhora do Carmo.
Além do risco à vida, o uso do celular ao volante é uma infração gravíssima (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Todos os dias, 675 brasileiros utilizam o celular enquanto dirigem. A cada hora, 28 condutores negligenciam a atenção ao volante. A média foi calculada com base no levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), que apontou o número de 250 mil motoristas flagrados com o aparelho nas mãos no trânsito em 2021.
 
São Paulo acumula o maior número de infrações desse tipo: 91.362. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 30.843 ocorrências.
 
Gráfico com as variações no número de infrações registradas em 2021
Levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostra que 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito em 2021 (foto: Fonte: Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF). Elaboração: Abramet / 360° CI)
 
 
“Os números refletem parte de um problema que deve ser enfrentado por todos. Possivelmente o número de pessoas que utilizam o celular na direção é muito maior, o que nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade para que possamos reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito”, afirmou o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior.

As estatísticas da campanha Toque pela Vida, elaborada no movimento ‘Maio Amarelo', buscam conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de cada cidadão na construção de uma mobilidade saudável e segura.
 
Além do risco à vida, o uso do celular ao volante é uma infração gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aquele que for flagrado pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirige terá que desembolsar R$243,47 em multa, além da adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
 
“Celular e direção não combinam de jeito nenhum e esses sinistros podem, e devem, ser evitados”, frisou o diretor científico da Abramet, Dr. Flávio Emir Adura, líder do grupo de especialistas que estudou o assunto.

“É preciso maior conscientização do condutor sobre isso, ter clareza de que ao usar o telefone enquanto dirige está colocando sua vida e dos demais usuários do trânsito em alto risco”, concluiu.

* Estagiário sob supervisão de Rafael Arruda


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)