A aplicação da quarta dose foi ampliada para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde divulgou a autorização na manhã desta segunda-feira (20/6), por meio de uma nota técnica. O reforço deve ser feito com imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após intervalo de quatro meses da terceira dose.
Até o momento, a quarta dose estava disponível apenas para pessoas acima de 50 anos.
Ainda de acordo com a nota técnica, a ampliação da quarta dose deve abranger 9 milhões de brasileiros.
De acordo com o Painel Coronavírus, 22 milhões de pessoas estão com a segunda dose contra a COVID-19 atrasada no país. Pelo Vacinômetro, São Paulo é o estado com maior número de doses aplicadas. Minas Gerais vem logo atrás, seguido do Rio de Janeiro.
O Brasil vem apresentando alta no número de casos e mortes por coronavírus nos últimos dias. Até ontem (19), o Brasil registrou 9.376 novos casos da doença e 47 mortes.
Vacinados com a Janssen
O ministério da Saúde também recomendou que os maiores de 18 anos que receberam a vacina da Janssen tomem um novo reforço ( a 3ª dose) após quatro meses do último reforço.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais