Na tarde de quinta-feira (23/06), o povo indígena Guarani Kaiowá retomou o território de Guapoy, localizado no Amambai, em Mato Grosso do Sul. A ação gerou um confronto com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (24/06), em uma propriedade rural do município. Ao menos seis indígenas e três policiais ficaram feridos.
Leia Mais
Falta de insumos para exames preocupa hospitais no BrasilMacaco é flagrado 'amolando' faca em um prédio no Sul do PiauíCorpo de Bruno Pereira é cremado no Recife com homenagens de indígenasPistoleiro faz ameaça de massacre contra o povo Pataxó no sul da Bahia Mortes de índios Guajajara podem estar ligadas a conflito com madeireiros
O território de Guapoy é bastante simbólico para os indígenas Guarani Kaiowá. "Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai", informa o Cimi.
A reserva indígena de Amambai é a segunda maior do estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com dados de 2014, do Instituto Socioambiental, mais de 8 mil povos originários habitam no local.
O Correio tentou entrar em contato com a Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, mas até o momento de publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori