Jornal Estado de Minas

7 DE SETEMBRO

Partituras originais dos hinos do Brasil vão de Minas para Brasília


As partituras originais dos hinos do Brasil, que ficaram em exposição por quatro meses no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foram enviadas nesta quinta-feira (1/9) pela manhã a Brasília para as comemorações do Bicentenário da Independência. Os conjuntos serão expostos no Palácio do Planalto.



Pela primeira vez, as 12 partituras originais – como as dos hinos Nacional, da Independência e da Bandeira – saíram do acervo da Universidade Federal do Rio de Janeiro para serem expostas e restauradas.

Os materiais históricos vieram para Minas após um acordo entre o governo estadual e a Escola de Música da UFRJ, responsável pelo acervo. A restauração dos hinos, que apresentavam deteriorações causadas pelo tempo, era parte do acordo.

“Nossa equipe realizou uma avaliação e foram identificados no material alguns pequenos rasgos, fitas adesivas e partes quebradiças. Após essa análise, a restauração foi realizada em si, recuperando esse documento original. Agora as partituras estão prontas para mais outros séculos”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Reparadas em Minas pela restauradora Diane Lopes, as partituras farão parte da exposição “Hinos do Brasil”, inaugurada em Brasília nesta quinta-feira (1/9).

A exposição é composta por 12 hinos históricos, pertencentes à Biblioteca da Escola de Música da UFRJ: Hino Nacional, Hino da Independência, Hino da Bandeira e Hino da Proclamação da República, além de outras composições como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda