As partituras originais dos hinos do Brasil, que ficaram em exposição por quatro meses no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foram enviadas nesta quinta-feira (1/9) pela manhã a Brasília para as comemorações do Bicentenário da Independência. Os conjuntos serão expostos no Palácio do Planalto.
Pela primeira vez, as 12 partituras originais – como as dos hinos Nacional, da Independência e da Bandeira – saíram do acervo da Universidade Federal do Rio de Janeiro para serem expostas e restauradas.
Os materiais históricos vieram para Minas após um acordo entre o governo estadual e a Escola de Música da UFRJ, responsável pelo acervo. A restauração dos hinos, que apresentavam deteriorações causadas pelo tempo, era parte do acordo.
“Nossa equipe realizou uma avaliação e foram identificados no material alguns pequenos rasgos, fitas adesivas e partes quebradiças. Após essa análise, a restauração foi realizada em si, recuperando esse documento original. Agora as partituras estão prontas para mais outros séculos”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Reparadas em Minas pela restauradora Diane Lopes, as partituras farão parte da exposição “Hinos do Brasil”, inaugurada em Brasília nesta quinta-feira (1/9).
A exposição é composta por 12 hinos históricos, pertencentes à Biblioteca da Escola de Música da UFRJ: Hino Nacional, Hino da Independência, Hino da Bandeira e Hino da Proclamação da República, além de outras composições como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda