A marca de petiscos para pets Bassar informou nesta quinta-feira (8/9), em nota pelas redes sociais, que está realizando um recall de seus produtos junto a seus consumidores. A orientação é que consumdiores que compraram petiscos da marca devolvam nos locais de compra onde, posteriormente, serão recolhidos.
A decisão veio após exames preliminares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apontarem indícios de que os produtos estão contaminados por etilenoglicol.
Desde a última semana, a empresa interrompeu a produção e iniciou o recolhimento de toda a linha de produtos no varejo nacional. Ofício divulgado pelo MAPA no dia 6 de setembro alerta as empresas do setor de alimentação animal que usem o etilenoglicol desse fornecedor como matéria prima retirem imediatamente de venda as mercadorias.
Leia Mais
Intoxicação fatal: mais uma morte amplia dor e revolta de tutores de cãesPolícia Civil confirma mortes de cerca de 40 cães após ingestão de petiscosDepois de MG, polícia investiga dois casos de intoxicação de cães em GoiásMemória: morte de cães em BH por monoetilenoglicol reaviva caso BackerPolícia de Alagoas indicia empresa pela venda de petiscos contaminadosVídeo: pai esquece filho na porta de casa e momento viralizaCerca de 50 cães já morreram no Brasil
De acordo com o último balanço da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), cerca de 50 cães já morreram após ingerirem os petiscos da marca. Em Belo Horizonte, são nove óbitos.
A delegada Danúbia Quadros pede aos tutores que fiquem atentos a alguns sintomas de seus cães, como convulsões, diarreia, vômito e prostração. Esses sintomas foram os mais comuns até agora entre os animais que comeram o petisco com etilenoglicol.