Com 8 mil denúncias, Minas Gerais lidera o ranking de reclamações por telemarketing abusivo no país, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O canal de denúncias criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) teve 21.682 registros só nos últimos dois meses.
Leia Mais
Lotofácil 2623, Quina 5959 e outras loterias: veja números sorteados (26/9)Casal coloca corante em cachoeira para chá revelação e revolta webMarmitagate: entenda a história que dominou as redes no fim de semanaMorador viraliza ao mostrar problemas de cidade em vídeos divertidosVeja a lista dos 70 planos de saúde suspensos pela ANSNas denúncias registradas desde 20 de julho, 19.956 pessoas responderam que não possuem relação com a empresa e 21.592 disseram que não deram permissão para a empresa ligar ofertando produtos e serviços. Outras 10.763 relataram que a ligação se referia a serviços financeiros e 3.737 a serviços de telecomunicações.
Todas as denúncias recebidas até então são apuradas pela Senacon/MJSP e o processo administrativo pelo descumprimento da medida está sendo instaurado pela própria Senacon. Até o momento, 496 procedimentos foram instaurados.
Como denunciar
Para registrar uma reclamação contra o telemarketing abusivo, basta acessar o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br e inserir, dentre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli