(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JÁ VIU ISSO?

Bebê nasce com dois dentes

Caso ocorreu em Belém do Pará. Na hora da cesária, o médico ficou surpreso ao ver os dois dentinhos. Fenômeno se chama dentes natais e não são anomalias


28/09/2022 09:42 - atualizado 28/09/2022 10:18

O nascimento da pequena Ariella, no dia 8 de junho de 2022, deu o que falar. Na hora do parto, uma cesária, o obstetra anunciou que a pequena nasceu com dois dentinhos. A mãe, Ádria, é natural de Belém do Pará. Ela fez um relato nas redes sociais que despertou curiosidade em internautas de todo o país. 


Em entrevista à revista “Crescer”, ela contou que um dois dois dentinhos da frente estava bem solto. “Como ela poderia engolir, a médica tirou ali mesmo, enquanto faziam os primeiros cuidados. O outro ficou porque ainda estava bem seguro”, relatou.


O outro dentinho caiu três ou quatro dias depois. “Conforme ela mamava, ia ficando mais mole, porque o dente ia e voltava com o movimento. Até que chegou um ponto em que começou a soltar”, contou. Isso foi num domingo, quando não tinha posto de saúde aberto. Com medo que Ariella engolisse o dente, uma prima da mãe resolveu removê-lo, puxando-o. Mas sem dificuldades, já que estava soltinho. 

Dentes natais

foto de Ariella com o dentinho e os dentes em uma gaze
Os dentinhos de Ariella foram arrancados nos primeiros dias de vida (foto: Reprodução / redes sociais)
 

O caso de Ariella é chamado por especialistas de dentes natais. Eles não constituem nenhum problema ou anomalia, mas são muito raros e difíceis de acontecer. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, o fenômeno abrange 1 a cada 800 a 3 mil recém-nascidos em todo o mundo e são mais frequentes em bebês do sexo feminino.


Os dentes natais tem suas raízes fracas e, por isso, são fáceis de remover. A ciência ainda não sabe o que pode causar o fenômeno, mas acredita-se que pode estar relacionado à hereditariedade. 


A Sociedade de Pediatria de São Paulo explica que os dentes neonatais podem ou não fazer parte da dentição de leite. Para isso é indicada uma radiografia. Em 95% dos casos, o dente natal é de leite e, em 5%, um dente supranumerário. Este é o caso de Ariella. “A dentista explicou que eram apenas dentinhos ‘de brinde’ e que os dentes de leite dela, de verdade, ainda vão nascer”, explicou a mãe.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)