São Paulo registrou a primeira morte em decorrência do vírus da monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos. O caso aconteceu na capital paulista e foi confirmado pela Secretaria Estadual de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (12/10). Esse foi o sexto caso de morte pela doença no Brasil.
Leia Mais
Invasor destrói 28 imagens sacras em igreja, incluindo obra centenáriaRock in Rio lança pulseiras da edição 2022, mas não agrada internetLotofácil 2636, Quina 5972 e mais loterias: veja números sorteados (11/10)Vacinação contra varíola dos macacos começa na próxima segunda-feira (13/3)Brasil: equilibrista faz 'caminhada' a 114 metros de alturaJovem é preso, prova inocência e morre no dia em que seria soltoA primeira morte no país foi registrada em Belo Horizonte, no fim de julho. A vítima foi um homem de 41 anos, que também teve o quadro agravado por outras doenças, incluindo um câncer. O Brasil já ultrapassou 4 mil casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Sintomas da varíola dos macacos
Similar à varíola humana, a enfermidade causa sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, lesões na pele e inflamação de linfonodos.
Além do isolamento da pessoa contaminada, aconselha-se evitar contato com animais e fazer a higiene frequente das mãos.
A doença não oferece graves riscos para as pessoas, sendo que a letalidade varia de 1% a 10% dependendo do paciente e do vírus. Apesar disso, a orientação dos especialistas é ficar atento para que a doença não se torne mais virulenta.