São Paulo registrou a primeira morte em decorrência do vírus da monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos. O caso aconteceu na capital paulista e foi confirmado pela Secretaria Estadual de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (12/10). Esse foi o sexto caso de morte pela doença no Brasil.
Internado há mais de um mês, o paciente, de 26 anos, tinha diversas comorbidades e passava por tratamento com antirretrovirais para uso emergencial em pacientes graves. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo (SP).
A primeira morte no país foi registrada em Belo Horizonte, no fim de julho. A vítima foi um homem de 41 anos, que também teve o quadro agravado por outras doenças, incluindo um câncer. O Brasil já ultrapassou 4 mil casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Sintomas da varíola dos macacos
Similar à varíola humana, a enfermidade causa sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, lesões na pele e inflamação de linfonodos.
Além do isolamento da pessoa contaminada, aconselha-se evitar contato com animais e fazer a higiene frequente das mãos.
A doença não oferece graves riscos para as pessoas, sendo que a letalidade varia de 1% a 10% dependendo do paciente e do vírus. Apesar disso, a orientação dos especialistas é ficar atento para que a doença não se torne mais virulenta.