Por Ana Raquel Lelles e Giovanna Fávero
Uma atividade prática realizada por alunos de um curso oferecido por uma cidade do Amazonas viralizou nas redes sociais. É que a dinâmica, parte de um curso de Organização de eventos, foi nada mais nada menos que uma cerimônia fúnebre. Para concluir a prática, os alunos simularam um funeral e assumiram personagens, como o próprio morto e a viúva.
O “velório fake”, que foi orientado pela professora Mara Regina Carneiro, contou um um brunch e uma suposta equipe de médicos para socorrer quem se sentisse mal na cerimônia. A atividade era parte de um curso ofertado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Manaquiri.
O município de 30 mil habitantes fica no interior do Amazonas, a 156 quilômetros de Manaus. O curso foi ofertado pela prefeitura e contou com 20 participantes. Pelas redes sociais, a prefeitura da cidade compartilhou registros da atividade, no último sábado (15/10).
‘Que outras prefeituras peguem o exemplo’
As fotos viralizam e os comentários do post logo foram tomados por recados bem-humorados de pessoas de várias regiões. “Eu só acredito vendo. Eu vendo: não acredito”, brincou uma internauta. “Esse pessoal aí atua melhor do que a Jade Picon, arrasaram”.
Um terceiro elogiou o programa de treinamento: “Achei a ideia sensacional. Que outras prefeituras do Brasil peguem o exemplo e façam esse treinamento. Na maioria das vezes quem perde alguém, não tem condições de pensar nas burocracias de um funeral. Parabéns”.
Por meio do perfil no Instagram, a Prefeitura de Manaquiri compartilha também outras iniciativas públicas, como campanhas de conscientização sobre o Outubro Rosa e sobre a importância do aleitamento materno. O Estado de Minas tentou contato com a administração municipal para saber mais detalhes sobre o curso e aguarda retorno.