Uma funcionária das Lojas Renner foi demitida após ser acusada de racismo quando uma mulher negra experimentava roupas no provador de uma loja da rede, no Shopping Madureira, no Rio de Janeiro. A vítima alega ter sofrido racismo por parte da funcionária.
A prima da vítima publicou um vídeo no Twitter mostrando a discussão envolvendo a cliente e funcionários da empresa. "Minha prima estava no provador da Renner quando, de repente, entrou uma funcionária a coagindo, a empurrando na parede, mandando tirar tudo o que ela 'pegou'", escreveu a mulher na legenda do vídeo. Confira:
Leia Mais
Porteiro é vítima de racismo e é agredido: 'Me chamou de macaco'Mulher que ofendeu família negra no metrô de BH é indiciada por racismoApaixonada por Wakanda, advogada levará 400 jovens para ver Pantera Negra ONGs vão à Justiça contra vereador gaúcho acusado de atacar baianosSP: homem é chamado de macaco e parte para cima do agressor; veja vídeoPM suspeito de matar dois a tiros em show sertanejo se entregaGaroto de programa pago por noivos para ir em motel depõe na políciaEm outro vídeo os clientes do shopping protestam em frente ao estabelecimento aos gritos de "Renner racista!". A prima da vítima conta que, com os protestos, "a gerente branca falou que não precisava disso porque era uma coisa mínima. Minha prima em prantos, e em momento nenhum ouvimos um pedido de desculpa".
Leia também: O papel da educação no combate ao racismo na visão de especialistas
Leia também: O papel da educação no combate ao racismo na visão de especialistas
Em nota enviada ao portal UOL, a Renner informa que a funcionária responsável pelo tumulto foi demitida e que a abordagem realizada foi totalmente inadequada e não está alinhada aos valores da empresa. "Lamentamos profundamente o ocorrido e daremos apoio à cliente, nos colocando à sua disposição", diz o texto.
As Lojas Renner reforçou ainda que "não tolera racismo ou qualquer tipo de preconceito e discriminação" e que mantém "uma política de Direitos Humanos, além de um Código de Conduta e um programa de diversidade que buscam promover a inclusão".
Leia também: Entenda a diferença entre racismo institucional e racismo estrutural
Leia também: Entenda a diferença entre racismo institucional e racismo estrutural