Jornal Estado de Minas

PERIGO DAS CHUVAS

Arrastados na cachoeira: casal desaparece na extremo sul de São Paulo

Um casal desapareceu na tarde deste domingo (4/12), na Cachoeira do Poço das Virgens, na estrada Evangelista de Souza, na Região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, após ser arrastado pela correnteza devido à tromba d'água.





 

Outras seis pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e estão bem, segundo informações da corporação. 

 

Os bombeiros planejam retomar as buscas no local assim que o tempo melhorar.

 

Visitar cachoeiras em período chuvoso é uma atividade de risco, segundo especialistas e viajantes. Como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo em janeiro, as consequências das nuvens carregadas no céu podem impactar até mesmo quando a chuva não cai diretamente no local a ser visitado.

 

Além do perigo de um grande volume de água atingir a cachoeira e arrastar turistas, a chuva pode movimentar uma grande quantidade de detritos como troncos e rochas, que podem atingir quem estiver na região.

 

Leia: MP vai investigar chá revelação que tingiu cachoeira de azul 

 

Cuidados em cachoeiras

 

Se o turista perceber um tempo chuvoso há muitos dias, deve-se evitar trilhar por rios, encostas, rochedos, e cachoeiras. Procurar saber também se já aconteceu tromba d'água naquele local.

 

Leia: Quatro pessoas morrem após 'cabeça d'água' atingir cachoeira no interior de SP 

 

Há o risco de detritos, como troncos, galhos, etc., serem arrastados naturalmente pela correnteza do rio e arremessados nas quedas d'água. Trilhas ou passeios realizados em ou próximos de escarpas, paredões de rocha ou similares merecem atenção constante.