O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou nesta terça-feira (13/12) que a previsão do tempo para a capital paulista é de muita instabilidade, céu encoberto e nublado com chuvas fortes que podem causar inundações. Desde às 7h da manhã, moradores perceberam que o céu ficou escuro, parecia que o dia tinha "virado noite".
Leia Mais
Arrastados na cachoeira: casal desaparece na extremo sul de São PauloFalha de energia interrompe trens de subúrbio em São PauloEm dia de jogo do Brasil, São Paulo tem 474 km de congestionamentoChuva recorde em São Paulo deixa ao menos 24 mortosVídeo: muro de casa em condomínio de luxo desaba durante chuva forteAinda de acordo com o CGE, a manhã desta terça-feira começou com uma extensa área de instabilidade, que está cruzando parte da Região Metropolitana de SP e capital com deslocamento de sudoeste para nordeste e velocidade aproximada de 42km/h.
O sistema está associado à aproximação de uma frente fria que passa por São Paulo ainda hoje, trazendo chuva generalizada com intensidade moderada, por vezes forte em alguns momentos. Essa situação colocou todas as regiões em estado de atenção para alagamentos nesta manhã.
Há potencial para inundações, alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas variando de intensidade.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.