Às 13h20 desta terça, as sirenes foram acionadas no bairro Independência. Os moradores que tiveram que sair de casa foram orientados a se deslocarem para o ponto de apoio da comunidade, na escola municipal Alto Independência.
Pouco depois, o órgão municipal também orientou o fechamento do centro histórico da cidade. "A Defesa Civil permanecerá monitorando as condições de tempo e poderá emitir atualizações e informativos a qualquer momento", informou o órgão, em nota publicada nas redes sociais.
Leia Mais
Última chuva de meteoros do ano terá pico esta noite; saiba como verMala explode no aeroporto de Guarulhos e parte do teto se soltaVídeo em que homem é mordido por tubarão volta a viralizar e gera memesÁrvore cai e mata criança de 5 anos em parque de Campinas (SP)
"A chuva se desloca para o norte do estado, perdendo a intensidade. Para a próxima hora há previsão de chuva moderada no município de Petrópolis", disse o órgão.
Além do acionamento das sirenes, os alertas foram encaminhados por SMS, em grupos de aplicativos de mensagens e também nas redes sociais do órgão.
Motoristas e pedestres chegaram a ficar ilhados em diversos pontos da rua do Imperador e na avenida Koeler, principais vias do Centro Histórico. Já a rua Teresa, conhecida pelo polo comercial, teve uma enxurrada formada com lama e entulho.
Também foi registrado um alagamento no cruzamento da rua Coronel Veiga com a rua Marquês de Paraná, no bairro Valparaíso. Antes de ficar alagada, a via já havia sido interditada ao trânsito, preventivamente, às 13h08.
A Serra de Petrópolis, que havia sido fechada preventivamente, foi reaberta a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, no sentido Juiz de Fora. A Concer, concessionária responsável, informou que houve fila de veículos que chegou a dois quilômetros.
Em 2022, dois temporais provocaram deslizamentos no município serrano. O primeiro, em fevereiro, foi o maior desastre da história recente de Petrópolis e deixou 234 mortos e três desaparecidos. Cerca de um mês depois, no dia 20 de março, sete pessoas morreram após fortes chuvas voltarem a atingir a cidade.
O alerta do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), nesta terça-feira, aponta o transbordamento do rio Quitandinha em dois pontos: no centro e na Coronel Veiga.
Também alerta para o transbordamento dos rios Palatinado e Piabanha, no Alto da Serra e no Bingen, respectivamente. O órgão ainda indica como ponto de atenção o rio Cuiabá, no bairro Cuiabá.
A Defesa Civil informou que permanecerá monitorando as condições de tempo e poderá emitir atualizações e informativos a qualquer momento.