O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do Papa Bento XVI, que faleceu neste sábado (31/12), em Roma, aos 95 anos. O petista afirmou ter recebido a notícia com tristeza e, no pronunciamento, relembrou da visita do Sumo Pontífice no Brasil.
“Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre”, disse Lula, via redes sociais.
LEIA: Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos
Leia Mais
Bento XVI: papa que renunciou assoberbado pelos escândalos na IgrejaPapa Francisco presidirá funeral de Bento XVI em 5 de janeiroBento XVI: papa é marcado por crise e polêmicasPapa Francisco anuncia novos nomes de bispos no Brasil; Minas está na listaBento XVI: padres Marcelo e Fábio de Melo lamentam morte do papa eméritoCNBB: Bento XVI amou a Igreja e se preocupou com os 'rumos do mundo'
Joseph Ratzinger se reuniu com Lula, que era o presidente brasileiro na época, e também com bispos e representantes de outras religiões. Bento XVI também participou de um encontro com cerca de 40 mil jovens católicos no estádio do Pacaembu.
Uma nova visita estava marcada para julho de 2013, quando aconteceu a Jornada Mundial da Juventude, organizada pela Igreja Católica, mas o pontífice renunciou cinco meses antes. Um ato inédito em 600 anos de história do Vaticano. A jornada no Rio de Janeiro foi estrelada pelo substituto, o Papa Francisco.