O jornalista Pedro Lins, apresentador da Globo em Pernambuco, relatou nas redes sociais ter sido alvo de racismo estrutural em uma loja de um shopping, na última quarta-feira (04/01).
Leia Mais
Bala perdida atinge pudim em festa de ano-novo no RioMãe registra filha com nome inédito no BrasilCOVID-19: identificado primeiro caso da variante XBB.1.5 no interior de SPMarido de bicampeã olímpica no vôlei acusa Carrefour de racismoONGs vão à Justiça contra vereador gaúcho acusado de atacar baianosSP: homem é chamado de macaco e parte para cima do agressor; veja vídeoIsabela Scalabrini deixa Rede Globo após 44 anosGuia turístico reage a assalto e é morto a facadas no Rio; veja o vídeoMonark é criticado após sugerir 'solução' para fim da violência femininaJovem morre depois de 4 horas em ambulância à espera de atendimento, em SPNo Twitter, o apresentador ainda questionou: "Vocês sabem o nome disso né?". Ele observa que a comparação se caracteriza como um caso de racismo estrutural. "É como se você não tivesse condições de estar ali", disse em entrevista à TV Gobo.
Pedro não divulgou o nome da loja onde o caso ocorreu, mas disse que acionou o shopping. Por meio de nota, o Shopping Recife lamentou o ocorrido e afirmou que a conduta não condiz com o "compromisso de tratar todos os clientes com respeito e igualdade".
O apresentador do telejornal local recebeu mensagens de apoio de colegas e seguidores, inclusive da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). "Não podemos mais admitir que atos racistas aconteçam", declarou no Twitter.