(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDES SOCIAS

Leite ruim? Fake news sobre impressão nas caixas volta a circular nas redes

Notícia falsa chamou atenção novamente após vídeo postado por influencer no TikTok


09/02/2023 12:11 - atualizado 11/02/2023 20:46

Mulher segurando duas caixas de leite. Uma sem a marca dos quadrados coloridos, e outra com.
Os famosos quadrados coloridos são um teste de cores, feito para garantir que a marca do produto seja apresentada corretamente na embalagem (foto: Reprodução/redes sociais)
 
Uma fake news já conhecida voltou a circular nas redes sociais. O motivo é que uma influencer postou no TikTok um vídeo em que dá uma “dica” na hora de comprar leite. Na publicação, ela diz que não se pode pegar as caixas de leite com a impressão de quadradinhos coloridos no fundo, porque “quer dizer que está ruim”.

Na verdade, esse rumor é falso. E não é a primeira vez que é espalhado por aí. Os famosos quadrados coloridos são um teste de cores, feito para garantir que a marca do produto seja apresentada corretamente.

Por isso, serve apenas para o controle de qualidade da impressão da embalagem, e nada tem a ver com produtos vencidos ou reaproveitados. 
O boato ficou conhecido há alguns anos, e até hoje muitas pessoas acreditam nessa teoria. 

Usuários do Twitter comentaram a volta da fake news através do TikTok e relataram experiências relacionadas a essa crença. Confira:

 
 
 
A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com a empresa responsável pelo leite, a Tetra Pak, que enviou a seguinte nota: 

A Tetra Pak afirma que são falsas as informações que circulam pela Internet e que indicam que as barras coloridas encontradas em caixinhas longa vida são um sinal de que o leite está vencido ou estragado. Como líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, a Tetra Pak prioriza a segurança do alimento. Dessa forma, afirmamos que as marcas encontradas na embalagem são um teste de impressão, feito para assegurar que a qualidade dos rótulos esteja perfeita. Ao final da produção e impressão, as bobinas são enviadas para as empresas fabricantes de alimentos e bebidas, onde são encaixadas em máquinas próprias de envase asséptico, responsáveis por transformar cada rolo em conjuntos de caixinhas em um processo totalmente mecanizado e sem contato manual. Todas as etapas, desde o desenvolvimento da embalagem, impressão (feita com tinta à base de água) até o processamento do alimento na indústria fabricante do produto visam proteger os alimentos, as pessoas e o planeta, concretizando a visão da Tetra Pak de disponibilizar alimentos seguros onde quer que seja.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)