O retorno acontecerá a bordo de uma aeronave KC-30 da FAB (Força Aérea Brasileira), que levou a missão humanitária do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, coordenada pelo próprio Itamaraty e pelos ministérios da Defesa, da Saúde, da Justiça e da Integração.
O Brasil havia enviado equipes de resgate, além de equipamentos e medicamentos para ajudar a Turquia após o terremoto que atingiu o país e a Síria.
Leia: Três cidades de MG em situação de emergência decretada pelo governo federal.
Ao menos 42 profissionais, incluindo 34 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, embarcaram com destino ao país do Oriente Médio na aeronave da Força Aérea Brasileira. Havia ainda médicos e membros da defesa civil.
Ajuda com toneladas de equipamentos
A ajuda humanitária incluiu também seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e quatro cães farejadores para colaborar com as operações para a localização de vítimas do terremoto.
Três conjuntos dos chamados "kits calamidade", que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais, também foram doados pelo Ministério da Saúde -eles têm capacidade para atender até 1.500 pessoas durante um mês. A Turquia já contabiliza mais de 20 mil mortos após os tremores.