(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Chance de chuva ou área afetada? Fake news sobre previsão do tempo viraliza

Especialista explica dados após informação falsa de que a porcentagem na previsão indica o quanto vai chover em um território


17/02/2023 12:10 - atualizado 17/02/2023 15:43

Publicação falsa sobre previsão do tempo viraliza
Depois do questionamento, diversas pessoas sentiram-se enganadas, entretanto, a informação não é verdadeira. (foto: Reprodução/Redes sociais)
Uma publicação viralizou na internet, esta semana, ao questionar os dados de porcentagem que aparecem na previsão do tempo. A postagem, de um perfil no twitter, pergunta se outros usuários da rede social sabiam que “40% de chuva não significa que tem 40% de chance que chova e, sim, que vai chover em 40% do território”. Depois do questionamento, diversas pessoas sentiram-se enganadas. Entretanto, a informação não é verdadeira.

O relato feito na última segunda (13/2), conta com mais de 33,3 mil curtidas e surpreendeu a internet. Para muitos, que se sentiram enganados,  a informação “destruiu” a possibilidade de prevenir-se antes de um passeio. Quando questionado sobre a fonte de onde retirou a informação, o perfil responsável pela publicação, afirmou que soube em outra rede social: “Vi no TikTok”.

Contudo, o Estado de Minas conversou com o meteorologista Ruibran dos Reis que destacou que o comentário “é fake news”. Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. 

“Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local. Só que a probabilidade não significa o volume de precipitação.”, disse Ruibran dos Reis. 

Como é feita a previsão do tempo?

As pesquisas, realizadas por meteorologistas, baseiam-se em dados atmosféricos, apurados diariamente, como precipitação, ventos, umidade relativa do ar, entre outros. E para chegar a uma conclusão, essa análise é relacionada a um histórico de dados, não só de um ponto, mas de uma área total em diferentes níveis na atmosfera. 

“As informações são calculadas por modelos meteorológicos que fazem simulações e calculam a probabilidade de ocorrência de chuva. Tem toda uma estatística por trás, com base em dados climatológicos e dados históricos.”, detalha o  meteorologista. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)