As equipes de resgaste em São Sebastião (SP) encontraram, na tarde desta terça-feira (21/2), três crianças vivas que estavam soterradas em um dos morros da cidade, informou o prefeito Felipe Augusto (PSDB).
Leia Mais
Cidade atingida por chuva transfere ossadas para abrir vagas em cemitério Mortes no litoral de SP chegam a 44 e buscas por sobreviventes continuamSP: repórter da Globo chora ao relatar ganância em tragédia do litoralSP: um morre e três ficam feridos em deslizamentos de terra em Mauá, no ABC'Tem gente que precisa da nossa ajuda': os afetados pelas chuvas que viraram voluntários no litoral de SPMoradores de condomínio de luxo atacam e chamam repórteres de 'comunistas''Só deu tempo de pegar meus bebês gêmeos e sair', diz moradora afetada pela chuva no litoral de SPMinistro de Lula: '4 milhões de brasileiros moram sob risco de desastre'
As equipes estão trabalhando 24 horas por dia desde que a região foi assolada por um volume recorde de chuvas, relata o prefeito.
São cerca de 600 homens trabalhando, revezando-se em turnos e todos com poucas horas de sono. "É uma operação coordenada nas três esferas de poder, União, estado e município, com responsabilidade e agilidade, e muita vontade de fazer dar certo. Não tem ninguém encostado."
As chuvas arrefeceram, mas Felipe Augusto atesta que a situação ainda é crítica. São esperados 200 mm de chuva para os próximos três dias. Embora seja menos que os 600 mm que caíram em menos de 24h no último fim de semana, ainda é bastante, considerando os deslizamentos e o impacto que o primeiro temporal já causou.
Justamente pela delicadeza da situação é que as operações de buscas não tem prazo para acabar. O grupo seguirá mobilizado enquanto houver necessidade.
Além das procura por vítimas, também há equipes mobilizadas de empresas privadas trabalhando na recuperação de estruturas e de sinal de telefonia, por exemplo. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acompanha a situação no local.
A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte paulista, divulgou, nesta terça-feira (21), o nome de 12 vítimas do temporal que afetou o município entre sábado (18) e domingo (19).
Até o momento, a Defesa Civil registrou a morte de 44 pessoas, sendo 43 em São Sebastião e uma em Ubatuba. O total foi atualizado na manhã desta terça.