Nesta semana, moradores do litoral norte de São Paulo enfrentaram fortes chuvas que resultaram em mortes, desabrigados e desaparecidos. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba.
Leia Mais
Moradores de condomínio de luxo atacam e chamam repórteres de 'comunistas''Só deu tempo de pegar meus bebês gêmeos e sair', diz moradora afetada pela chuva no litoral de SPChuvas em SP: 50 animais são resgatados de escombrosInfluencer que vendeu roupas para doação diz que pode 'fazer o que quiser'Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 9 milhões nesta quinta-feira Chuva em SP: governador aciona polícia para evitar saques em São SebastiãoAs áreas que possivelmente serão atingidas pelos temporais serão parte do Norte, do Centro-Oeste e principalmente do Sudeste. Parte do Sul também será atingido. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas cidades brasileiras estão em perigo potencial em decorrência das chuvas, com exceção de Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Ainda segundo o Inmet, algumas áreas devem ficar em estado de alerta devido aos temporais intensos, incluindo algumas regiões dos seguintes estados: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O Instituto alerta para cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante as chuvas. O Inmet faz as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta aos moradores do Rio
- Leia também: Litoral de SP chega a 48 mortos nas chuvas e entra no 4º dia de busca por sobreviventes
Nesta segunda (21), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez um alerta no Twitter sobre as chuvas fortes na região. O político pediu atenção sobre a aproximação de núcleos de chuva que chegarão na regiao de Campo Grande e Santa Cruz.
"Temos chuva forte em várias áreas da cidade. Não é hora de se deslocar. Aguardem em local seguro até que passe a chuva e antes de voltar a circular pela cidade, cheque o estágio das vias", pediu o prefeito.
Paes também informou que na região do Grande Méier choveu aproximadamente 60mm em apenas 1 hora. "Por mais que a chuva já tenha diminuído, teremos pontos de alagamento e problemas para os serviços públicos resolverem."
Chuvas no DF e em GO
No Distrito Federal, a previsão para esta quarta-feira (22) é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Após dias de altas temperaturas, a chuva chegou para ficar na capital do país. De acordo com o Inmet, os brasilienses terão temperatura amena durante o dia, com mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. A umidade do ar varia entre 45% e 95%.
Em Goiânia, as fortes chuvas deixaram estragos pela cidade nesta terça (21). Imagens divulgadas nas redes sociais do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) mostram as ruas alagadas e carros cobertos pela água.
- Leia também: Chuvas em SP: 50 animais são resgatados de escombros
Evitando tragédias, os bombeiros trabalharam para resgatar as vítimas dos temporais. "Nossas equipes estiveram nas ruas trabalhando incansavelmente para ajudar a população durante os alagamentos e enfrentaram condições difíceis e arriscadas para garantir a segurança de todos."