A volta do Zé Gotinha, mascote infantil do Ministério da Saúde, movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (27/2). Ele esteve presente no lançamento da Mobilização Nacional pela Vacinação, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), que é médico, a dose da vacina bivalente contra a COVID.
Leia Mais
Morre brasileira candidata a pessoa mais velha do mundo, aos 121 anosComerias? Bolo de terra viraliza por similaridade com comida de verdade Grupo Campari repudia falas de Thiago Schutz, o 'Calvo da Campari' Mais de 70% dos brasileiros aprovam vacinação para doenças infecciosasNa ONU, Silvio Almeida defende justiça para Marielle, Bruno e Dom PhillipsDe Lula a Chuu do Loona: mundo está conectado com a 'Teoria dos 6 graus'Uma arte com o mascote com os punhos cerrados e o escrito 'Zé Gotinha voltou!' conquistou a internet pelo formato do desenho. "O shape", comentou um perfil. "Vai acabar com todos os antivacinas."
O personagem Zé Gotinha foi criado nos anos 1980 para incentivar a vacinação infantil. Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o mascote foi deixado de lado. O retorno era uma das promessas da campanha de Lula na eleição presidencial de 2022 e uma crítica ao movimento antivacina no brasil, que cresceu durante a pandemia.
Com a vitória do petista, o personagem voltou. Nesta-segunda, o Zé foi aplaudido assim que subiu ao palco da cerimônia de lançamento da Mobilização Nacional pela Vacinação.
O nome ‘Zé Gotinha’ ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.