Jornal Estado de Minas

FISGADOS

Polícia Federal realiza operação contra pesca ilegal de lagosta no Ceará


A Polícia Federal (PF) cumpriu 60 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participarem de pesca e venda ilegal de lagosta nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. As ações foram executadas nas cidades de Fortaleza, Aracati, Fortim e Ipucaí. Além dos municípios de Porto do Mangue/RN e Alcobaça/BA.





As informações foram divulgadas pelo portal G1. As primeiras fiscalizações identificaram mais de 249 toneladas de lagosta com indícios de virem da pesca ilegal no Ceará. A operação denominada Macruros conta com 230 policiais federais e é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).


De acordo com a PF, o esquema criminoso de pesca ilegal envolve pescadores, atravessadores e empresas, com indícios de falsificar documentação para que o produto da pesca ilegal pudesse ser inserido no mercado nacional e internacional.

Os investigados podem ser enquadrados nos seguintes crimes: obstrução a ação fiscalizadora ambiental, crimes de pesca ilegal, falsidade ideológica, receptação qualificada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar até 34 anos de prisão. As investigações seguem com a análise do material apreendido e o fluxo financeiro dos suspeitos.