Passageiros que embarcaram no navio de cruzeiros MSC Fantasia estão compartilhando vídeos na rede social TikTok em que se queixam de cabines alagadas por vazamentos, restaurantes superlotados e da falta de conservação da embarcação -apontam, por exemplo, tapetes mofados e vidros quebrados. Também reclamam de desorganização e atrasos nos embarques e desembarques.
Nesta temporada, o navio sediou o "Projeto Emoções", com shows de Roberto Carlos, e, a partir do próximo dia 24, também deve receber apresentações de Xuxa e de convidados como Gloria Groove, Daniela Mercury, Claudia Leitte, KLB e Sérgio Mallandro. Já entre os dias 31 de março e 3 de abril, a expectativa é que ele receba o festival Só Track Boa, com 72 horas de programação musical sem parar.
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"O navio está em péssimo estado de conversação, com vidros quebrados, tapetes mofados e ferrugem por todo lado... Por todo lugar que você olha, dá para perceber a falta de manutenção", diz ele em postagem do último dia 17, com imagens que mostram móveis e estofados da cabine sujos. Ele conta que sua viagem de sete noites, com pacote de bebidas incluído, custou R$ 13 mil para duas pessoas.
Em outro dos vídeos, que já soma 2,6 milhões de visualizações, uma passageira mostra a sua cabine alagada depois que um cano teria estourado em um dos corredores do MSC Fantasia. "O que você faria se acordasse no cruzeiro com a sua cabine no 12º andar toda alagada?", diz ela, ao som da trilha sonora do filme "Titanic" numa postagem de 30 de janeiro. "Acordamos assustados com o barulho da água entrando, mas nos mudamos de cabine e estamos bem depois do susto."
As reclamações publicadas nas redes sociais se somam a outras registradas no site especializado em reunir queixas de consumidores Reclame Aqui -onde a MSC Cruzeiros aparece como uma empresa "não recomendada". Por lá, as queixas descrevem o navio Fantasia como "um terror" e em "péssimas condições". A empresa tem respondido aos comentários ali postados.
"Várias áreas do navio tinham cheiro de esgoto e fezes, incluindo áreas de elevadores e corredores das cabines", diz uma passageira que afirma ser de São Paulo e que diz ter viajado no MSC Fantasia entre 18 e 21 de dezembro de 2022. "Restaurante bufê e restaurante à la carte com qualidade péssima das comidas. Todos os itens com peixe nos cardápios dos restaurantes tinham sabor de peixe estragado. Arrisquei comer e tive que largar o prato."
Essa mesma passageira também se queixou dos atrasos que, segundo ela, comprometeram o custo-benefício do passeio. "Levando em conta que dois dias são praticamente perdidos no embarque e desembarque, são apenas 48 horas no navio", escreveu. "Pagar R$ 7.000 por isso é uma piada!"
"Vendem uma experiência maravilhosa, mas está longe disso", escreveu outro passageiro, que afirmou ter estado a bordo do Fantasia entre os últimos dias 2 e 6, quando Roberto Carlos se apresentou no navio. "Chegamos ao navio e todos estavam perdidos. Os únicos funcionários que achamos para pedir informações queriam apenas vender pacotes de internet e bebidas. Essa era a única preocupação."
OUTRO LADO: MSC CRUZEIROS DIZ QUE CASOS SÃO PONTUAIS
Procurada pela reportagem, a empresa MSC Cruzeiros enviou uma nota dizendo que os casos relatados pelos usuários de redes sociais são pontuais e não estão de acordo com os padrões de qualidade da companhia.Leia a nota na íntegra:
"A MSC Cruzeiros lamenta que os hóspedes em questão tenham passado pelas experiências relatadas, que se trata de casos pontuais que foram solucionados pela equipe técnica a bordo. Certamente elas não estão de acordo com os nossos altos padrões usuais e não refletem o nosso foco na qualidade e na satisfação dos hóspedes. Gostaríamos de agradecê-los por trazerem à nossa atenção esses pontos e seguimos trabalhando continuamente para oferecer a melhor experiência de férias para os nossos hóspedes. Temos muito orgulho por sermos a marca líder em cruzeiros na região e estamos empenhados em honrar essa posição. Os eventos isolados como os descritos aqui, felizmente não refletem a experiência de férias positiva que a grande maioria de nossos hóspedes têm a bordo. No entanto, estamos atentos a todos os comentários que recebemos para melhorar nossos serviços, o que certamente é o que estamos fazendo neste caso."