logo

Jornal Estado de Minas

CENTRO RELIGIOSO

Estátua de Baphomet em muro de casa: conheça a mãe de santo que viralizou

A casa da mãe de santo Michelly da Cigana viralizou nas redes sociais por ter a estátua de Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral, logo na entrada. A imagem é uma cabeça de um bode em um corpo de um homem.




Em entrevista ao Estado de Minas, ela contou que colocou o objeto na porta da casa em novembro do ano passado como um agradecimento a Belzebu. O símbolo é uma proteção para a mãe de santo. 

“Só fez coisa positiva na minha vida e coloquei ali para homenagear ele . Coloquei na frente da minha casa para dizer a importância dele”, explica ela que trabalha e mora no local. O espaço é um complexo religioso em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 
A mãe de santo Michelly da Cigana conta que gostou da estátua ter viralizado na internet. “Eu estou achando bem interessante os comentários. O pessoal gostou mais do que não . Muitas pessoas gostaram da minha coragem e entenderam o simbolismo da imagem, que não é uma coisa do mal”, comenta. 





Ela explica que Belzebu é uma divindade também cultuada na quimbanda. Mas o símbolo é relacionado, em algumas vezes, ao satanismo, como foi o caso do uso da imagem da divindade na série ‘Sabrina’, da Netflix. 

A mãe de santo diz que tem uma boa relação com os vizinhos. “A gente é uma casa de religião, então temos o respeito com horário de tambor e visitantes. Tenho a casa aberta desde 2010 e uma relação de respeito mútuo com a vizinhança”, comenta. 

Ela faz trabalhos espirituais e consultas de Baralho Cigano, Búzios de Exus e Búzios dos Orixás na casa. Além dela, o marido, pai Eduardo, e outras três pessoas também atendem na casa, inclusive uma das filhas do casal. As sessões podem ser presenciais ou remotas. A mãe de santo Michelly da Cigana também tem um canal no YouTube chamado ‘Magia Cigana'. 
 
Redes sociais 
O caso viralizou nesta segunda-feira  (20/3), quando o músico Ivan Almeida compartilhou imagens da estátua no Twitter. A postagem conta com mais de 90,8 mil curtidas na redes sociais.
 

A mãe de santo Michelly da Cigana também publicou vídeos de como é o interior da casa.