Um perfil com dicas para vestibulares e concursos viralizou nas redes sociais. Tudo isso graças a dois vídeos em que o professor que cuida do perfil @Química2119 no TikTok mostrou quais as formas corretas de aumentativos e diminutivos no português.
Leia Mais
Mulher faz rinoplastia para os filhos herdarem 'nariz lindo' e viralizaSapato 47: homem mostra dificuldade ao comprar calçados e viralizaSonegador, feitiçaria e pensamentos imorais: lista de pecados viralizaEstátua de Baphomet em muro de casa: conheça a mãe de santo que viralizouBlogueira da terceira idade: idosa dá dicas de beleza na internetJovem fala sobre 'amor da sua vida' e internet se derreteMédica viraliza ao avaliar sabores de medicamentos infantisJovem encontra túmulo em casa para alugarTiktok: Mulheres batem o carro ao cantarem turistas em São PauloHomem mata motorista de aplicativo e deixa bilhete: 'Abusou da minha filha'Jovem viraliza ao mostrar 'rotina tóxica' nas redes sociaisE, ao contrário do que possa parecer, não se resume em acrescentar -ão ou -ona no final das palavras, para o aumentativo, ou -inho e -inha, nos diminutivos. Por exemplo, o diminutivo de “rei” é “radícula” e não “reizinho”. Já o aumentativo de “corpo” é “corpanzil” e não “corpão”.
Leia: Sonegador, feitiçaria e pensamentos imorais: lista de pecados viraliza
Apesar de estarem corretas, essas formas não são muito usadas na linguagem informal. Mesmo assim, renderam reações muito divertidas nas redes. Enquanto alguns questionam o próprio conhecimento, outros se mostram revoltados com o professor. “Eu realmente fui alfabetizada?”, perguntou uma usuária do Twitter. “Nenhuma destas palavras existem, ele está inventando para ganhar engajamento, certeza”, brincou um perfil. “Me senti um burrico”, apontou outro.
Tem também aqueles que aproveitaram o momento para fazer vídeos engraçados, em que a pessoa tenta adivinhar a resposta correta. A influenciadora Alana conquistou mais de 1,5 milhões de seguidores em um tweet em que ela erra quase todos os diminutivos e acerta só o de palácio. Veja: