Após as repercussões negativas nas redes sociais, a rede de restaurantes Outback extinguiu a norma que orientava os funcionários a atenderem os clientes agachados. Caso viralizou na internet.
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Em nota enviada ao Estado de Minas, o Outback anunciou que a ideia da prática é criar proximidade com o cliente. "“O eye level, termo em inglês, que significa exatamente nível dos olhos como é conhecida a prática empática de estar no mesmo patamar do cliente que está sendo atendido, nunca incluiu o ato de ajoelhar-se perante o cliente e está completamente desprovida de qualquer conotação de servidão, que é justamente o oposto da proximidade que buscamos criar. "
"Recentemente, e especialmente após a pandemia, o procedimento de eye level foi naturalmente se extinguindo e se tornou opcional. O contato visual persistiu pontualmente, por ser opcional, mas temos orientado nossas unidades para que não seja mais adotada. Essa orientação será mais uma vez reforçada em todos os nossos restaurantes", explicou o Outback.
Por fim, reiterou o cuidado com seus servidores. "Reafirmamos nosso cuidado com as pessoas, compromisso que resulta no fato de que hoje a maioria dos sócios proprietários dos restaurantes começaram conosco, trabalhando na cozinha ou no salão. Reiteramos, portanto, que o Outback Steakhouse não obriga, tampouco recomenda, que seus funcionários atendam os clientes em posição de joelhos e reafirmamos nosso compromisso em continuar investindo em Nossas Pessoas como marca geradora de mais de 12 mil empregos no Brasil."
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais