(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INQUÉRITO INSTAURADO

Polícia intima homem que confundiu neurodiversidade e LGBTQIA+ e viralizou

Vídeo que repercutiu nas redes foi gravado no estacionamento de um shopping em Palmas (TO). Assessoria do estabelecimento registrou boletim de ocorrência


28/03/2023 23:14 - atualizado 28/03/2023 23:16
438

Um homem que viralizou nas redes sociais com discurso de ódio ao confundir a sinalização em uma vaga de carro para pessoas neurodiversas com o símbolo LGBTQIA+ foi intimado pela Polícia Civil a prestar esclarecimentos. A gravação polêmica foi feita na área de estacionamento de um shopping em Palmas, no Tocantins. Enquanto filma, ele faz ataques homofóbicos e finaliza com críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT).
 
Em nota ao EM, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis em Palmas disse que “foi instaurado inquérito policial”. Além disso, as autoridades, após a identificação do suspeito, procederam com a intimação para que ele seja “ouvido sobre os fatos na delegacia”. A reportagem questionou para quando o depoimento foi agendado, mas não houve retorno.
 
Homem viralizou após confundir vaga de carro para pessoas neurodiversas com símbolo LGBTQIA+
Homem viralizou após confundir vaga de carro para pessoas neurodiversas com símbolo LGBTQIA+ (foto: Redes sociais/Reprodução)
“Ao vivo. Já tem a vaga para pessoas neurodiversas. Pode ser gay, lésbica, sapatão, a desgraça que tiver aqui em Palmas. (...). Isso aqui é PT, viu! PT que faz essa miséria e desgraça aqui”, diz o homem enquanto filma o local e mostra um pouco do entorno na área de estacionamento do Palmas Shopping. O boletim de ocorrência havia sido registrado na sexta-feira (24/3) pela direção do estabelecimento comercial. 
 
Em comunicado, a Secretaria Estadual LGBT do Partido dos Trabalhadores do Tocantins disse que “ato desse nível contra a comunidade LGBTQIA” está atrelado ao “forte sentimento de desprezo” que parte da sociedade nutre por esse segmento da população. 
 
“Vistos como desiguais e inferiores, nos tornamos alvos frequentes daqueles que se sentem superiores. Entendemos que é através da construção de um projeto de educação não ‘heterossexista’, não racista, laica e que lute pelo fim do fundamentalismo religioso que esta sociedade será modificada”, diz trecho do comunicado. 


Neurodiversidade

As variações cognitivas abarcadas pela neurodiversidade compreendem pessoas com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); autismo, que se manifesta por meio da dificuldade de convívio social, comportamento repetitivo e, em alguns casos, ansiedade e TDAH; dislexia, sendo caracterizada pela dificuldade de aprendizagem, leitura e escrita; e dispraxia – um transtorno neurológico de coordenação motora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)