Segundo informações da Polícia Militar (PMSC), um homem invadiu a creche Bom Pastor, que fica na Rua dos Caçadores, no Bairro Velha, e atacou as crianças que estavam no local. O suspeito se entregou às autoridades, mas a sua idade e identidade não foram reveladas.
Pelo Twitter, Lula prestou condolencias aos familiares das vítimas e a comunidade de Blumenau, além de ressaltar que o crime é um "ato absurdo de ódio e covardia".
"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", disse Lula.
Diante da barbaridade do crime, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decretou luto oficial de três dias.
Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse.
%u2014 Lula (@LulaOficial) April 5, 2023
Políticos reagem à tragédia
Jorginho também foi as redes sociais se manifestar. O governador lamentou o ataque e determinou que as forças de segurança pública fossem ao local imediatamente.Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor.
%u2014 Jorginho Mello (@jorginhomello) April 5, 2023
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), prestou solidariedade as famílias e afirmou que os casos não são mais isolados, reforçando a necessidade de ampliar o debate sobre formas de prevenir e combater ataques nas escolas brasileiras.
Que tristeza! Minha solidariedade as famílias das quatro crianças brutalmente assassinadas hoje em Blumenau. Não são mais casos isolados; é cada vez mais urgente que façamos um debate sério sobre formas de prevenir e combater ataques violentos nas escolas brasileiras.
%u2014 Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 5, 2023
O deputado André Janones (Avante-MG), afirmou que além de uma legislação mais dura, é preciso entender o que está acontecendo com a mentalidade da população, e que crimes como esse não podem ser normalizados.
No mais, os meus mais profundos sentimentos aos familiares das vítimas desse cruel, abominável e lamentável episódio criminoso.
%u2014 André Janones (@AndreJanonesAdv) April 5, 2023
A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, cobrou punição severa ao assassino e reforçou a necessidade de medidas de segurança em escolas e creches do Brasil para previnir ações criminosas.
Cada vez mais, se fazem necessárias medidas de segurança em escolas e creches do Brasil para prevenir que tragédias como estas não ocorram mais. Punição severa ao assassino!
%u2014 Simone Tebet (@simonetebetbr) April 5, 2023
Já a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climatica, Marina Silva, destacou que ataques em escola e creches estão se multiplicando aliadas ao discurso de ódio. A ministra também pediu para que não compartilhem imagens, falas, nomes ou possíveis cartas do assassino.
Peço também que não compartilhem imagens, falas, nomes ou possíveis cartas do assassino, pois essa, muitas vezes, é a sua intenção.
%u2014 Marina Silva (@MarinaSilva) April 5, 2023