Um desembargador paranaense fez declarações de xenofobia contra as regiões Norte e Nordeste do Brasil durante sessão na 2ª Câmara Criminal, em Curitiba (PR).
Mário Helton Jorge, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), afirmou, na última quinta-feira (13/4), que o estado sulista "tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste" e que também não possui o "jogo político de outros estados".
Leia Mais
Justiça do Paraná nega rever condenação no caso EvandroCorda rompe e jovem cai de altura de 20 metros no ParanáDeslizamento no Paraná: 'um carro à frente e não estaríamos mais aqui'Cinquenta e oito mulheres denunciam 2 cirurgiões plásticos por erro médicoEm sessão de terapia, homem confessa ter matado o vizinhoAo ser criticado por suas falas, Mário emitiu uma nota, por meio do TJ-PR, afirmando que não teve a "intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário."
Mário Helton Jorge é desembargador desde outubro de 2008, tendo ingressado na magistratura em junho de 1990, após ser aprovado em concurso para juiz substituto.
Foi professor de direito em faculdades na capital paranaense e em Ponta Grossa.