Um desembargador paranaense fez declarações de xenofobia contra as regiões Norte e Nordeste do Brasil durante sessão na 2ª Câmara Criminal, em Curitiba (PR).
Mário Helton Jorge, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), afirmou, na última quinta-feira (13/4), que o estado sulista "tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste" e que também não possui o "jogo político de outros estados".
"Porque é uma roubalheira generalizada. E isso no Paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um país que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná, é uma vergonha (Sic)”, afirmou o jurista ao falar que não consegue dormir devido aos casos de corrupção no Brasil.
Ao ser criticado por suas falas, Mário emitiu uma nota, por meio do TJ-PR, afirmando que não teve a "intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário."
Mário Helton Jorge é desembargador desde outubro de 2008, tendo ingressado na magistratura em junho de 1990, após ser aprovado em concurso para juiz substituto.
Foi professor de direito em faculdades na capital paranaense e em Ponta Grossa.